O Brasil alcançou a liderança na América Latina no ranking do Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo, do Fórum Econômico Mundial. De acordo com o estudo, o país ficou ainda entre os 30 principais países do mundo, oito posições acima de 2019. No primeiro quadrimestre de 2024, o Brasil recebeu 2,92 milhões de viajantes internacionais, superando o mesmo período antes da pandemia (2,8 milhões), em 2019.
Segundo os critérios analisados pelo estudo, a riqueza de recursos naturais é um dos pontos fortes do Brasil para ampliação dos negócios no setor, além dos recursos culturais robustos e a competitividade em bons preços. Na comparação com o último relatório, feito em 2019, o país brasileiro teve melhora na estrutura de portos e transporte terrestre.
“Com as mudanças que o Governo Federal tem implantado, os olhares do mundo estão no Brasil. Isso fortalece a nossa imagem e ajuda a divulgar os destinos nacionais, atraindo ainda mais os estrangeiros”, comemora o ministro do Turismo, Celso Sabino.
GLOBAL – De acordo com o relatório, em 2024 o turismo deve retomar o volume de turistas internacionais e também a contribuição para o PIB global registrado antes da pandemia.