O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo acaba de anunciar uma grande medida para diminuir a fila de espera para a obtenção do visto norte-americano. A partir desta quinta-feira (21), o horário das entrevistas passa a ser estendido em três horas. Ou seja. Agora, os solicitantes da capital paulista têm de 7h30 às 14h30, ao invés de até 11h30 como era operado até então. A mudança do horário só foi possível por conta de um aumento de 40% da equipe de visto.
Agora, os solicitantes da capital paulista têm de 7h30 às 14h30, ao invés de até 11h30 como era operado até então. A mudança do horário só foi possível por conta de um aumento de 40% da equipe de visto.
É o que disse Natalia Molano, porta-voz do Consulado dos EUA em São Paulo, em entrevista exclusiva à BandNews FM. Ela afirmou que o objetivo é diminuir a fila para apenas três semanas até o final de 2023. É bom lembrar que atualmente o tempo de espera na capital paulista está em 169 dias, uma queda de 70% em relação a junho, mas bem acima dos 64 dias de espera que foram registrados em meados do mês passado.
O consulado paulistano é hoje o posto que mais processa vistos americanos no mundo. Somente neste ano já foram emitidos mais de 500 mil vistos no Brasil nos consulados e embaixada, segundo reportagem da BandNews FM. O objetivo é que esse número ultrapasse um milhão até o final do ano, o que seria um recorde histórico.
No geral, a Embaixada dos Estados Unidos já vinha fazendo tudo que pode para diminuir o tempo de espera para a emissão do primeiro visto de Negócios e Turismo (B1/B2). Já ampliou equipe, faz hora extra, abriu expediente aos sábados, abriu um novo centro de entrega de vistos no Recife e ainda ampliou o tempo para a renovação. Recentemente, o Consulado dos EUA confirmou ao M&E que está emitindo mais de 6 mil vistos por dia no Brasil.