Assinada no começo deste mês e com prazo de início para janeiro de 2024, a portaria que determina a migração de parte dos voos do Santos Dumont para o Galeão já fez o terminal central do Rio de Janeiro perder algumas conexões diretas, além dos necessários remanejamentos que diminuiriam naturalmente a oferta no aeroporto.
Azul, Gol e Latam já começaram as movimentações para retirar voos do terminal de seu planejamento. Alguns deles foram transferidos para o Galeão – conforme pretendeu o governo com a portaria – e outros devem ser simplesmente cortados.
Na Latam as mudanças especuladas ainda não foram confirmadas assim como explica um comunicado enviado à reportagem. “A Latam informa que as alterações em sua malha aérea serão comunicadas oportunamente pela companhia aos seus clientes”, informou.
Nas projeções de momento, a expectativa é de que a companhia corte as conexões diretas do Rio de Janeiro com Goiânia e Navegantes (SC). Os cancelamentos, no entanto, ainda não foram confirmados e a compra de bilhetes para esses trechos segue disponível.
Azul e Gol tomaram decisões
Já na Azul o movimento de cancelamento será mais abrangente, com a companhia cortando completamente as conexões diretas do Rio de Janeiro, via Santos Dumont, para Brasília, Campos de Goytacazes (RJ), Florianópolis, Maceió, Porto Seguro e Vitória.
Essas interrupções valem já a partir de 1º de outubro de 2023. Goiânia também terá seu voo direto cancelado a partir de 19 de outubro.
A razão para as mudanças, segundo informou a Azul à reportagem do Portal PANROTAS, se deve às restrições de capacidade operacional impostas no Aeroporto Santos Dumont. “A Azul se viu obrigada a fazer mudanças na operação de voos diretos na cidade”, explicou a companhia em nota.
“Os clientes com passagens adquiridas para as rotas suspensas estão sendo informados e receberão toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo reacomodados em outros voos da empresa ou terão o ressarcimento integral do valor pago pelo bilhete”, complementa a empresa na mesma nota.
A Gol já tem suas decisões definidas desde o final de julho e lembrou que as adequações de malha para o Rio de Janeiro valerão a partir de 1º de outubro de 2023. Essas mudanças compreendem transferências para o Galeão para os voos vindos de Campinas (SP), Caxias do Sul (RS), Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Já a partir de 29 do mesmo mês, a cidade catarinense de Navegantes também contará com operações de pousos e decolagens a partir do RIOgaleão.
“A Gol seguirá com voos diretos a partir de GIG para Aracaju, Belém, Brasília, Fortaleza, Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Paulo. Para rotas internacionais, estão mantidos os voos para Buenos Aires (AEP e EZE) e Córdoba (COR), na Argentina além da conectividade com as parceiras estratégicas Air France / KLM e American Airlines”, informou em nota.
A empresa informa ainda que a tradicional ligação entre Rio e São Paulo estará contemplada com uma oferta de até 37 voos diários entre os principais aeroportos das duas metrópoles. Serão 24 voos da companhia na ponte aérea entre Congonhas e Santos Dumont e, a partir de setembro, três entre RIOgaleão e Congonhas. Considerando as ofertas de Guarulhos (GRU) para o Rio, a Gol tem ainda outros cinco voos diários para o Santos Dumont e mais cinco para o Galeão.
“O Santos Dumont terá a partir de outubro até 49 pousos e decolagens da Gol em dias de pico, o maior número entre as companhias aéreas brasileiras. O aeroporto terá frequências para Belo Horizonte/Confins, Brasília, Guarulhos, Goiânia, Salvador, São Paulo/Congonhas e Vitória”, reforça a comunicação da Gol.
Fonte: Panrotas