O ministro do Turismo, Celso Sabino, reuniu-se na última sexta (11) com o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, que apresentou a nova previsão de crescimento da atividade turística para 2023, que deve ser de 8,6%.
O número – cuja expectativa era de 8,1% – representa aumento para o ano. “Essa conversa com o presidente Tadros foi muito importante para alinhar os nossos objetivos de desenvolver o Turismo. Promover o crescimento do setor é, também, promover o crescimento do nosso País. E é claro, recebi os dados dessa pesquisa, que é importante para acompanhar a melhora do cenário que temos à frente”, concluiu.
“O crescimento gradual do setor de serviços, apesar das oscilações mensais, demonstra sua capacidade resiliente de adaptação às circunstâncias econômicas”, afirmou Roberto Tadros. “Isso reflete a importância contínua do setor como um pilar da economia”, completou.
A revisão da expectativa para cima ocorreu em razão da provável aceleração do nível global de atividade. O setor terciário, do qual o segmento de Turismo faz parte, tem sido o principal responsável pelo avanço econômico desde o pós-pandemia, com volume de receitas 12,1% acima do registrado em fevereiro de 2020, enquanto o comércio registra alta de 3% e a indústria ainda está 1,4% abaixo daquele período. De acordo com dados da entidade, o Turismo é a segunda atividade que mais gera empregos, atrás apenas da Construção Civil.
Fonte: Panrotas