Pelo segundo mês consecutivo, o Aeroporto de Congonhas foi o mais pontual do mundo na categoria de grandes aeroportos, de acordo com o mais recente relatório da Cirium, uma das principais consultorias do mercado de aviação do mundo. No mês de julho, o aeródromo da capital paulista atingiu a marca de 86,57% nas decolagens pontuais.
“Esse resultado demonstra consistência, eficiência e gestão no trabalho. Estamos comprometidos em fazer de Congonhas um aeroporto de referência mundial”, afirma diretor-executivo do aeroporto, Kleber Meira.
Para chegar até esse nível de pontualidade, uma das estratégias foi investir em relatórios e análises dos dashboards em tempo real. Os resultados foram constantemente compartilhados internamente, com gestores das empresas aéreas e órgãos de controle de tráfego aéreo.
A operação no Aeroporto de Congonhas é uma das mais complexas do país e esse resultado foi possível graças ao engajamento dos órgãos de navegação aérea, agência reguladora, companhias aéreas e empresas de prestação de serviços no aeroporto.
A Cirium classifica os aeroportos em quatro categorias, com base no número de assentos oferecidos nos voos de partida e no alcance dos voos.
- Globais, 25 a 40 milhões de assentos, que atendem a pelo menos três regiões do mundo;
- Grandes, 25 a 40 milhões de assentos, mas que não atendem a pelo menos três regiões;
- Médios, 15 a 25 milhões de assentos;
- Pequenos, 5 a 15 milhões de assentos.