São Paulo-Munique com a Lufthansa: horários e detalhes do voo

A350-900 fará o voo da Lufthansa entre São Paulo e Munique
A350-900 fará o voo da Lufthansa entre São Paulo e Munique

Os agentes de viagens brasileiros pediram e o Grupo Lufthansa os atendeu. O voo direto entre São Paulo e Munique voltará a acontecer a partir de 9 de dezembro. O serviço já está à venda nos canais oficiais da empresa aérea europeia. Veja detalhes:

Voo Guarulhos (GRU) – Munique (MUC)

  • Aeronave utilizada: Airbus 350-900, com três classes
  • Operado três vezes por semana
  • Saem do Brasil às segundas, quartas e sextas-feiras às 22h05
  • Chegam a Munique por volta das 13h40
  • Saem de Munique nos mesmos dias às 11h45
  • Chegam a São Paulo por volta das 20h15


Por que a retomada de Munique anima tanto a Lufthansa?

A empresa voa de São Paulo (diário) e Rio de Janeiro (5 semanais) a Frankfurt, seu principal hub. Quando implementou o serviço a Munique pela primeira vez, em 2019, o voo foi muito bem recebido pelo mercado, como conta a diretora de Vendas do Lufthansa Group no Brasil, Annette Taeuber.

“Foi um sucesso total, tivemos uma Oktoberfest maravilhosa, os voos estavam saindo cheios, superando expectativas, então veio a pandemia. Apesar do balde de água fria, a Lufthansa e a Swiss continuaram operando seus hubs durante a crise sanitária, o que reforça o compromisso do grupo com o Brasil. Porém, o voo a Munique teve de ser suspenso. Por isso estamos muito felizes e otimistas em reentregar esse voo tão pedido pelos agentes de viagens.”Annette Taeuber, diretora de Vendas do Lufthansa Group no Brasil

Annette Taeuber, diretora de Vendas do Grupo Lufthansa no Brasil
Annette Taeuber, diretora de Vendas do Grupo Lufthansa no Brasil

Segundo Annette, o maior share de vendas das empresas do grupo no Brasil é representado justamente pelos agentes de viagens. “Nosso share de vendas indiretas nas rotas a Frankfurt são mais fortes em comparação com outras rotas internacionais. É por meio dos agentes que tivemos impulsos importantes. Viviam nos pedindo Munique de volta, e conseguimos.”

Por que comprar o voo direto a Munique?

Segundo Annette Taeuber, o voo do Brasil a Munique apresenta algumas vantagens estratégicas para a Lufthansa em relação a outros hubs europeus.

  • O aeroporto bávaro é o segundo melhor da Europa e oitavo melhor do mundo, segundo o ranking Skytrax 2024. Annette diz que a posição é justa, pois é um terminal bem moderno e organizado.
  • “Além disso, Munique é o melhor banco de conexões que temos, e o brasileiro chegará em um horário estratégico. Em sua chegada, parte uma sequência de voos para o Sul da Europa, sobretudo Itália e Grécia, destinos de lazer em alta no Brasil”, afirma a diretora de Vendas da Lufthansa.
  • Munique, ao lado de Berlim, é o principal destino turístico alemão, então muitos passageiros terão a Bavária como destino final.
  • Também por isso, Annette acredita que os clientes de lazer terão uma adesão um pouco maior do que os corporativos nessa rota, mas a região de Munique conta com uma indústria forte, sobretudo automobilística.


“Com a chegada de Munique, temos o mix perfeito no Brasil, pois o mais importante para o Grupo Lufthansa é conectividade. Tanto faz se o cliente vai via Rio de Janeiro, São Paulo, Frankfurt, Zurique e/ou agora Munique. O que importa é fazê-lo chegar da maneira mais confortável possível.”

Os voos de São Paulo rumo a Frankfurt e Zurique (Swiss) saem por volta das 18h do Brasil.

Aumento da oferta da Lufthansa

O Grupo Lufthansa oferecerá 27% mais assentos aos brasileiros voarem para Europa em 2024 na comparação com o ano anterior. Serão 22 voos semanais partindo de suas duas bases no Brasil, o que representa a volta total dos índices pré-pandemia, mas não é só o voo a Munique que impacta na oferta.

Isso porque a companhia trocará a aeronave no voo com origem no Rio de Janeiro. A partir de outubro, utilizará o B787 e aposentará o A340 da rota carioca.

Por falar em renovação de frota, o Grupo Lufthansa está com um pedido inédito de aeronaves. Há uma encomenda de 253 novos equipamentos até 2032. “Nunca houve um investimento tão grande em frota na nossa história”, diz Annette.

A empresa ainda investe 2,5 bilhões de euros na renovação total de cabines, mas este novo produto, chamado Allegres, ainda não está presente nas rotas brasileiras.