Em novembro do ano passado, turistas estrangeiros injetaram cerca de R$ 3,019 bilhões na economia nacional, conforme levantamento do Banco Central. Valor superou o recorde anterior registrado em 2011, quando o gasto de estrangeiros no País atingiu R$ 2,6 bilhões.
Na comparação com novembro do ano passado, houve aumento de 39% nos gastos de estrangeiros. Até novembro de 2023, último dado disponível no Painel de Chegadas da Embratur, mais de 5,2 milhões de visitantes estrangeiros desembarcaram no País.O mês de novembro registrou a segunda maior chegada de turistas internacionais da história – com 504.395 visitantes –, perdendo apenas para o 11º mês de 2015.
“Estamos colhendo os frutos de uma política pública internacional assertiva, que tem mostrado ao mundo a potencialidade do Brasil em atrair esses novos turistas que estão em busca dos nossos atrativos. Voltamos a ser presença em grandes e estratégicos eventos internacionais de promoção dos destinos brasileiros e voltados à captação de investimentos. E estamos divulgando a “Marca Brasil”, importante iniciativa para reconstruir a imagem do País no Exterior, para mostrar ao mundo o nosso compromisso com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão no setor turístico”