A gestão das viagens corporativas e suas despesas possui uma série de particularidades e contar com ferramentas que auxiliam na jornada é, atualmente, essencial. Dar a possibilidade ao gestor de otimizar suas tarefas operacionais por meio de soluções e usar o tempo para pensar estrategicamente aumentou ainda mais o papel deste profissional dentro da empresa.
“As viagens corporativas são um ecossistema muito complexo e dinâmico e como podemos tentar aliviar essa dor? Adiciona-se à essa complexidade todos os desafios com a pandemia, como os cancelamentos, e o contexto econômico desafiador que as empresas atravessaram. Por isso, oferecer tecnologias fáceis de usar, que oferecem comunicação facilitada, que gerem dados, é essencial. É fundamental ter uma gestão estratégica”, diz o head de Services Delivery para Américas da SAP Concur, Jean Amadei, durante o SAP Concur Fusion Exchange, que acontece nesta terça-feira (5).
Desafios na gestão
São muitos os desafios que o gestor de viagens enfrenta. Ao mesmo tempo que ele precisa garantir a melhor viagem possível ao seu viajante, ele também precisa garantir economia para a corporação, pois viagem é despesa. Diante disso, é preciso trabalhar com o equilíbrio em mente.
“Ficamos entre atender as necessidades do viajante, o que ele quer e precisa, versus a empresa. Por isso, um dos grandes desafios é encontrar o equilíbrio. Outra dificuldade como travel manager é que, muitas vezes, fazemos um trabalho muito bem feito até o check in da aérea, no aeroporto, por exemplo. E lá acontece algum problema. É neste sentido que temos de estar trabalhando com as expectativas das realidades. Há muitos intermediários no processo até o viajante chegar em seu destino e a tecnologia está aí para nos ajudar. Como gestora, preciso ter um olhar estratégico e utilizar as ferramentas para nos auxiliar”, afirma a supervisora de Gestão e Despesas da Embraer, Erica Withaar.
Tecnologia do lazer
Um ponto levantado no painel foi a tecnologia que é encontrada nas viagens a lazer e buscadas pelos viajantes corporativos em suas viagens a negócios. No entanto, muitas dessas ferramentas disponíveis no setor de lazer ainda não estão disponíveis —ou não funcionam de maneira igual — em jornadas a trabalho.
“A inteligência artificial veio para ficar e ajuda muito. Mas algumas tecnologias no mercado corporativo ainda são muito inferiores como que temos no lazer. Ainda somos muito cobrados, por parte dos viajantes, que dizem que conseguem fazer algo em sua viagem pessoal e, na de trabalho, não conseguem. Porque estamos falando de experiência. E facilitar sua viagem, sua prestação de contas, é o que ele espera de nós, pois sua preocupação durante uma viagem é fechar negócios”, finaliza Erica.