A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil estão trabalhando de diferentes formas para reduzir o tempo de espera dos solicitantes de vistos após o acúmulo de pedidos causado pela pandemia de covid-19.
Depois de assumir gargalos, a Embaixada anunciou uma série de medidas que vem tomando para melhorar a situação, como aumentar a disponibilidade de agendamentos, contratar novos funcionários, fazer hora extra e ampliar o período para renovação de visto com isenção de entrevista de 12 para 48 meses. Mais recentemente, informou, por meio de uma publicação no Linkedin, que os consulados terão também operações aos sábados.
“Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer a melhor experiência possível aos brasileiros que desejam viajar para os EUA. Nossa prioridade é diminuir o tempo de espera para a entrevista, e estamos trabalhando em diversas frentes para isso — contratação de novos funcionários, horas extras e operações aos sábados são algumas das medidas que foram tomadas. Também foi aberto um novo Centro de Entrega de Documentos no Recife (em 18/05), que já está funcionando”, explica a ministra-conselheira para Assuntos Consulares, Kimberly Kelly.
Kimberly afirma ainda que as iniciativas vão ajudar a reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento aos solicitantes que precisam de entrevista pessoal. Como resultado, o tempo de espera para a maioria dos tipos de visto, como os de estudantes, está inferior a 15 dias. Renovações, tanto do documento para Turismo (B2) como negócios (B1), a espera está menor, de menos de três dias.
“E não vamos parar por aqui. Com muito trabalho, queremos oferecer um serviço consular mais ágil e eficaz aos brasileiros que querem conhecer os Estados Unidos”, finaliza.
RENOVAÇÃO EM 1 DIA
Como noticiado anteriormente pelo Portal PANROTAS, Rio de Janeiro e Porto Alegre são cidades onde os consulados dos Estados Unidos têm fila de um dia para pessoas com visto expirado dentro dos últimos 48 meses renovarem o documento.
Em Brasília, esse tempo é de dois dias. No Recife, dez dias, e, em São Paulo 80 dias. Vale esclarecer: esses prazos são para renovação de visto expirado, enquanto para quem tira o visto pela primeira vez o processo está acima de 500 dias.
Após entrevista com o US Department of State, no IPW 2023, em San Antonio (TX), o Portal PANROTAS reforçou que apenas aplicantes de primeira viagem têm de enfrentar o prazo de um ano e meio para conseguir a permissão de entrada nos Estados Unidos. E é este prazo que o Consulado quer eliminar por meio de todas estas medidas que vêm sendo anunciadas nas últimas semanas.
Fonte: Panrotas