O Brasil ocupou a 11ª posição como maior mercado do setor de Turismo do mundo em 2021 (em 2019, estava na 13ª colocação) no relatório anual do World Travel & Tourism Council (WTTC), no qual Estados Unidos, China e Alemanha formam o Top 3. Segundo o relatório, o Brasil também registrou a maior demanda de viagens internas no mesmo ano entre os países pesquisados (cerca de US$ 103,5 bilhões – 6,4% do PIB mundial do Turismo em 2021).
Apesar do crescimento, o Brasil ainda está atrás de países como México, Índia, Canadá, França e Itália em comparação com o PIB do turismo no período antes da pandemia. O relatório da WTTC ainda revelou o impacto econômico e de emprego relacionados a viagens e turismo entre os anos de 2019 e 2021, apresentando um cenário positivo para a América Latina.
A pesquisa mostra que, apesar dos impactos da pandemia, o ano de 2021 foi marcado por uma considerável recuperação. A América Latina demonstrou uma tendência de crescimento de 4% para os próximos dez anos, quase o dobro previsto para a economia da região no mesmo período, estimada em 2,3%.
Atuação para incrementar o turismo internacional
O Ministério do Turismo e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) têm atuado de forma permanente para retomar e ampliar a conectividade de destinos brasileiros com o mundo, fortalecendo também o turismo interno.
No início de agosto, por exemplo, o ministro do Turismo, Carlos Brito, se reuniu com representantes da lowcost JetSmart no âmbito das ações que buscam maior conectividade aérea. Recentemente, a companhia aérea anunciou novos voos no Brasil, conectando o país com cidades da Argentina (Buenos Aires) e do Chile (Santiago), a partir de dezembro.
Além disso, em julho, representantes do Ministério do Turismo participaram de encontro com integrantes do WTTC, onde discutiu-se, por exemplo, o interesse em atrair investimentos privados para o Brasil através do Portal de Investimentos.
Fonte: Mercado&Eventos