Os gestores de viagens e profissionais de Turismo, que sempre tiveram uma atuação dinâmica, foram impactados por condições externas e de mercado com o surgimento da covid-19. Eles precisaram se adaptar ainda mais e rapidamente com a nova realidade, além de revisar as habilidades necessárias para auxiliar na jornada da viagem corporativa.
Após o avanço da vacina, parecia que o setor estava mais perto da efetiva retomada. Mas a disputa de poder deflagrou uma guerra na Ucrânia que muito rapidamente impactou a indústria, sem falar no aumento da inflação e juros altos, que automaticamente esfriam os negócios. A situação é complexa e o mercado se encontra novamente em um cenário pouco previsível.
Porém, travel managers e meeting planners batalharam para o sucesso e estão conseguindo se reerguer. Afinal, segundo a diretora executiva da Alagev, Giovana Jannuzzelli, lidar com a pressão e imprevisibilidade é um exercício que estes profissionais fazem todos os dias. “Julgo dizer que é até mesmo um sinônimo constante nesses últimos dois anos”, aponta.